quarta-feira, 5 de agosto de 2009

GRIPE A (H1N1)

Nos últimos meses, muito se tem ouvido falar sobre a infecção pelo vírus influenza A(H1N1), novo subtipo viral inicialmente detectado, em abril de 2009, nos Estados Unidos e identificado também, a seguir, no México e no Canadá. A disseminação do vírus a todos os continentes levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar a primeira pandemia de influenza do
século XXI.
A transmissão de pessoa para pessoa pode ocorrer facilmente, através de tosse ou espirros das pessoas infectadas ou por acontecer de se tocar em superfícies que estejam contaminadas com os vírus da influenza e, em seguida, tocar-se os olhos, o nariz ou a boca sem lavar as mãos.
Os sintomas da influenza A (H1N1) são similares aos sintomas da influenza humana comum: febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam, também, diarréia e vômitos podendo, a exemplo da influenza sazonal, causar uma piora de doenças crônicas já existentes ou ocasionar complicações como pneumonia.
RECOMENDAÇÕES:
*Cobrir sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir.
*Utilizar lenços descartáveis e disponibilizar local adequado para seu descarte imediatamente após o uso.
*Lavar as mãos com freqüência com água e sabão, especialmente ao tossir, espirrar e limpar o nariz
.

Nenhum comentário: